Home
Diretoria do Sinterpar
Página inicial
Comunicado sobre a Gripe H1N1
Relato de Ocorrência H1N1(Gripe Suina)
Notícias
Agenda
Informativo do Sinterpar
Classificação
Contato
Legislação, CCT"S
Homenagens
Fundação
Membros
Links
Tornar-se membro
Links Favoritos
Proposta de Negociação.
Banco de Horas
Comunicado
Auxiliar de Radiologia
Eventos
Relação de documentos obrigatórios para Homologação
Nova página
Nova página
Termo Aditivo 2016
Piso Salarial do Estado do Paraná
 


É possível acumular dois cargos em radiologia desde que haja compatibilidade de horários?

12/08/2009 15:55:30

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região decidiu, por unanimidade, nos termos do voto do relator, desembargador Federal Fagundes de Deus, que a atitude da Administração de coibir candidato, aprovado em concurso público, de acumular um segundo cargo de técnico em radiologia, em razão da limitação máxima de 24 horas semanais de trabalho, é ofensiva à ordem constitucional positiva. Conforme afirmou o relator, a acumulação de dois cargos de profissionais de saúde é direito constitucionalmente assegurado, desde que haja compatibilidade de horários.

Os candidatos ingressaram na Justiça com mandado de segurança contra ato imputado à Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Uberlândia, objetivando o provimento de cargo de técnico em radiologia, em virtude de sua aprovação no concurso público, "independentemente de se desligarem dos empregos privados de radiologista com horário compatível com o exercício do cargo público".

O juiz de 1.º grau concedeu a segurança aos candidatos. Apelou a Universidade para o TRF, alegando, em síntese, que a pretensão dos candidatos foi negada "devido à proibição contida nº 92.790, de 17 de junho de 1986, e no art. 8º, XVII, da Constituição Federal; a primeira, proíbe o exercício daquele cargo em jornada de trabalho superior a vinte e quatro horas semanais e, a segunda, a proteção à saúde".

A controvérsia centra-se na discussão sobre se é legítima a imposição de limite máximo de trabalho de 24 horas semanais para o exercício do cargo de técnico em radiologia.

O relator, analisando a questão, ressaltou que o art. 37, inciso XVI, alínea c, da Constituição da República prevê a possibilidade de os profissionais de saúde, com profissões regulamentadas e, desde que haja compatibilidade de horários, como é o caso dos autos, acumularem dois cargos ou empregos na área.

Acrescentou que o art. 14 da Lei 7.394, de 29/10/1985, que previu que será de 24 horas semanais a jornada de trabalho dos profissionais abrangidos pela referida lei - a qual regula o exercício da profissão de técnico em radiologia - não pode impedir o exercício de direito de cumulação de cargos constitucionalmente previsto, tampouco o livre acesso ao trabalho.

Considerou o relator que a proibição contida no art. 30 do Decreto 92.790/86, que regulamenta a referida lei, de igual modo, não pode coibir a acumulação de dois cargos de profissionais de saúde, desde que haja compatibilidade de horário, sob pena de violação à liberdade do exercício da profissão.

Por outro lado, explicou que o edital do certame, que vincula tanto os candidatos como a Administração, não prevê como requisito para investidura no cargo a apresentação de CTPS a fim de verificar a adequação da carga horária do candidato ao limite de vinte e quatro horas semanais, conforme exigido pela reitoria da Universidade. Concluiu o voto reconhecendo ilegítima a exigência imposta aos candidatos, visto restringir-lhes direito subjetivo, assegurado constitucionalmente.Reexame Necessário n.º 2002.38.03.005784-2/MG Fonte: Tribunal Regional Federal 1ª Região


________________________________________________________________________

Nota de Pesar:

É COM PESAR QUE COMUNICAMOS O FALECIMENTO DO COLEGA, COMPANHEIRO E AMIGO DO TR. ADÃO AIRTON PINTO, TÉCNICO EM RADIOLOGIA E CABO DA POLICIA MILITAR DO PARANÁ, QUE FALECEU EM ACIDENTE AUTOMOBILISTICO, EM 09/06/2009.QUE DEUS CONFORTE SEUS FAMILIARES.

                                                        A DIRETORIA SINTERPAR.

________________________________________________________________________

O SINTERPAR E SUA DIRETORIA PARABENIZAM O PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA PELO SEU DIA - 08 DE NOVEMBRO.

PARTICIPE DO JANTAR EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PROFISSIONAIS EM RADIOLOGIA - ORGANIZADO PELO CRTR-10° REGIÃO, QUE SERÁ REALIZADO EM:

08 DE NOVEMBRO AS 20:00 HORAS NO RESTAURANTE MADALOSSO - SANTA FELICIDADE.

INFORMAÇÕES: (41) 3253-2120.

Top